terça-feira, 26 de março de 2013

TÊNIS DE MESA



Depois do basquete, veio o tênis de mesa. No ano de 2008, com patrocínio do Banco da Amazônia, realizamos o I Festival de Tênis de Mesa. O festival foi realizado na própria sede da AGAB, com a participação de todos os alunos e mais os participantes da comunidade. Foram distribuídos: camisetas para os participantes e para os primeiros lugares, medalhas. No dia da abertura, contamos com a presença de várias autoridades: Representantes do Banco da Amazônia, Prefeito e 1ª Dama, entre outros. Desde então, a AGAB conta com 08 mesas disponíveis à comunidade.
O dia do festival
Os alunos se preparando para a abertura



Participação da APAE

Alunos se posicionando para o Hino Nacional

Participação dos alunos das escolas estaduais e municipais

Alunos da AGAB

Potó e representante do Banco da Amazônia

Dr° Ricardo, Prefeito e Potó do outro lado da mesa


Durante o festival







sexta-feira, 15 de março de 2013

NOSSO MASCOTE



O Potó é um inseto da família dos besouros cujas asas anteriores são tão curtas que o seu abdome fica quase todo descoberto. Ele elimina um líquido cáustico que em contato com a pele humana ocasiona dolorosas queimaduras.
Mas, embora causar um desconforto por suas queimaduras fora escolhido como mascote da AGAB por ser um inseto típico da região.
Hoje temos o Potó adolescente e o Potó Baby.
 Potó adolescente

Potó Baby, Dr° Ricardo e Potó Adolescente

 Potó e a felicidade das crianças

HISTÓRICO



Em 20 de Novembro de 1997, surge a AGAB (Associação Gurupiense dos Amigos do Basquetebol), Dr. Ricardo Vicente da Silva diz que seu trabalho é uma missão encomendada por Deus. Tirar crianças das ruas e do risco da marginalidade, e transformá-las em pessoas disciplinadas, bem intencionadas, cidadãos. Para isso, Dr. Ricardo usou o instrumento que ele mesmo diz tê-lo ajudado a trilhar o caminho do bem quando criança: o basquete.
Com o seu conhecimento sobre o esporte e muita paciência, começou a trabalhar voluntariamente com algumas crianças, uma a uma e, gradativamente, formando as equipes femininas e masculinas.
Depois que a equipe fora formada, a AGAB passou a representar o Estado do Tocantins pelo Brasil e fora do País nos prestigiando com títulos, hoje a AGAB já tem um nome a zelar, pois conquistou o respeito e a amizade de várias equipes brasileiras e estrangeiras.
Dr° Ricardo Vicente, hoje, Presidente de Honra e Idealizador da AGAB já recebeu visitas ilustres, na sede o “Potozão”, como a do Sr° Governador, Comitiva e Autoridades Locais, do Sr° Secretário de Esporte Nacional, ocasião em que exibiu com orgulho, emoção e entusiasmo a obra e projetos até então realizados, e falou dos projetos e sonhos presentes e futuros.
Depois de vários títulos, Dr° Ricardo reconhecendo o talento de alguns atletas, beneficiaram –lhes  com a continuidade em equipes de grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.
Dentro dos atletas assistidos pela AGAB, no início das aulas na sede  estiveram cerca de 200 crianças e mais a equipe feminino e masculino. Hoje são  2.400 crianças beneficiadas pela AGAB, sendo 1.800 destas tem um ônibus de transporte, que foi doado pela Prefeitura Municipal de Gurupí – TO.
A AGAB hoje conta com um convênio da Prefeitura atendendo as Escolas Municipais e um convênio com o Estado atendendo as escolas Estaduais, sendo que mais 406 crianças continuam vindas por meio próprio. Além da parte infantil a AGAB trabalha com 96 excepcionais da APAE de Gurupí – TO e 22 atletas sobre cadeira de rodas, que desenvolvem o basquete dentro das técnicas e das regras que o esporte exige. “O basquete é um instrumento de educação”, salienta Dr° Ricardo.
A AGAB tem como sede o “Potozão”, antigo armazém de arroz que foi reformado e hoje oferece aos alunos 03 quadras e uma infraestrutura de dois mil m² muito bem trabalhada com sala de aula, onde são administradas aulas interdisciplinares; almoxarifado; escritório; departamento de saúde; vestiários, banheiros comuns e banheiro especial para paraplégicos , graças ao empenho do Educador/Procurador Dr° Ricardo que buscou junto a iniciativa privada e pública recursos para instalação do centro de treinamento.
Troféus da AGAB

A Entrada

Espaço Interno

 Alunos felizes dentro do ônibus

Pose para foto

Conversa inicial das aulas

Aula de basquete


Aula interdisciplinar na sala de aula

Alunos da APAE participantes da AGAB

Torneio sobre cadeira de rodas em 2006

Os atletas
 

quarta-feira, 13 de março de 2013

O IDEALIZADOR


O jovem Ricardo Vicente desde pequeno gostava de basquete, tanto que foi   escolhido pelo ex-jogador e ex-técnico da Seleção Brasileira Prof° Carlos Barone para participar de grandes competições.
O gosto pelo esporte e suas qualidades como esportista fizeram com que cursasse a Escola Superior de Educação Física de Goiás exercendo a profissão até completar o curso de Direito, Atualmente exerce a profissão de Procurador da Justiça na Comarca de  Palmas - TO.
Zeloso pai de família e cristão assumiu a responsabilidade de promover um trabalho preventivo que servisse de base para o desenvolvimento físico e emocional das crianças preparando-as para um futuro melhor como cidadãos ativos do crescimento harmônico de sua comunidade. Com o apoio de sua esposa Hedrianne, ex.presidenta da AGAB, que esteve ao seu lado por todo tempo, começou então um trabalho voluntário das aulas de basquete para crianças de 07 a 12 anos de todas as classes sociais em quadras cedidas por algumas escolas.
O movimento cresceu em tamanho e qualidade exigindo uma organização que servisse de suporte e alavanca, levando a AGAB cada vez mais longe, ajudando cada vez mais pessoas e sendo reconhecida como instituição idônea na ajuda dos mais necessitados. 
A iniciativa do Dr° Ricardo ganhou muitos adeptos em Gurupi - TO. São na maioria profissionais liberais, médicos, dentistas, advogados e professores, que encamparam a idéia e fundaram a Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete – AGAB, uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo principal é a formação educacional das crianças carentes, através da prática do basquete.